Maker Faire: Uma guitarra com efeitos especiais

     Sensores e potenciômetros ligados a um Arduino permitiram criar uma guitarra elétrica capaz de fazer mais efeitos do que aqueles disponíveis nos tradicionais pedais.

Guitarra de A a Z

     João Nuno da Silva tinha pensado fazer uma guitarra elétrica convencional como projeto final de bacharelato em Música Eletrônica e Produção Musical. Contudo, a descoberta do potencial do Arduino levou-o à criação da Sensi Guitar.

     Assim, esta guitarra incorpora um controlador MIDI usando sensores, potenciômetros e outros inputs (como sensores de pressão) ligados a um Arduino, o que permite levar a Sensi Guitar para além do que é possível fazer com simples pedais.

     Para além de desenhar e construir o corpo de madeira e incorporar a eletrônica, João Nuno da Silva está atualmente a programar software próprio para lhe permitir definir presets para processamento de áudio e controlo da modulação, filtros e feedback de outros instrumentos.

     Este é apenas um dos muitos projetos que estará em exposição na Maker Faire, que decorrerá entre 18 e 20 de setembro no Pavilhão do Conhecimento.

Guitarra de A a Z

O mundo da guitarra é aqui!.